Como descrevemos na nossa publicação desta semana sobre Medos e Fobias: “o medo é uma emoção natural que funciona como um aliado, pois sempre que nos encontramos perante um perigo, o medo surge e funciona como alerta, acabando por nos proteger”.

No entanto, por vezes, quando pensamos em medo tendemos a pensar em algo negativo, algo que nos pode limitar e que nos pode impedir de progredir. Quando assim acontece podemos ficar bloqueados e paralisados, e em vez de nos protegermos sentimo-nos limitados e estagnados.

Como podemos lidar com os nossos medos?

A romancista Karen Thompson propõe-nos que pensemos o medo como algo criativo, muito à luz da infância e dos romances onde as dificuldades levam os protagonistas a imaginar, criar alternativas, futuros possíveis que permitam ultrapassar as dificuldades.

Numa altura em que vivemos imersos por receios e dificuldades muito relacionadas com o futuro, esta palestra vem dizer-nos que há sempre diferentes maneiras de encarar o que nos limita e que podemos, de facto, determinar o rumo da nossa própria história, transformando um obstáculo em algo que nos permite evoluir e progredir.

Carolina Justino

Carolina Justino

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
ver perfil