A psicoterapia psicanalítica é um método e uma técnica terapêutica inspirada nas teorias psicanalíticas que tem como objectivo proporcionar ao indivíduo um melhor entendimento do seu funcionamento mental e a resolução dos seus conflitos internos.

Fundamenta-se no  princípio de que experiências dolorosas e difíceis do passado podem afectar o modo como nos comportamos e nos relacionamos no presente, explorando a clarificação e a compreensão dos vínculos entre o passado e presente,  no aqui e agora da sessão terapêutica.

Trata-se de um processo gradual  no qual  o paciente é convidado a explorar juntamente com o terapeuta,  num  ambiente seguro e confidencial, os seus sentimentos, pensamentos e fantasias de forma a compreender as causas do seu sofrimento mental.

A Psicoterapia Psicanalítica visa a mudança profunda e duradoura da personalidade do sujeito bem como da qualidade das sua relações interpessoais, não sendo um processo de resultados imediatos mas sim graduais, adaptados  à medida de cada um. Assim a sua duração dependerá de pessoa para pessoa.

A sua frequência pode variar de uma a três vezes por semana e as consultas têm a duração de 45 minutos.

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
ver perfil
A Psicoterapia Psicanalítica visa a mudança profunda e duradoura da personalidade do sujeito.