Já há muito tempo que os cientistas se debatem com a seguinte questão: a depressão major pode provocar, originar doenças físicas, ou pelo contrário, surge devido às mesmas?

Um novo estudo levado a cabo pelo Centro Médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos, baseado na análise de uma amostra constituída por adolescentes e jovens adultos, apresenta-nos conclusões que torna mais clara esta questão.

Através da análise de marcadores associados aos níveis de inflamação, verificaram que os níveis aumentam após vários episódios depressivos, não sendo verificado o inverso.

Assim sendo, os investigadores defendem que a depressão contribui para a inflamação no corpo, sugerindo também, que a exposição continuada a elevados níveis de stress, possa estar na base do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Este estudo vem reforçar a ideia de continuum entre mente e corpo, reforçando a necessidade do indivíduo ser olhado como um todo, sendo que o bem-estar emocional contribui determinantemente para um bem-estar físico.

Como nos diz a sabedoria popular: Mente sã, Corpo São!

Carolina Justino

Carolina Justino

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
ver perfil